O espetáculo da morte e os blogueiros sanguinários


Caros amigos,

Quero lhes chamar a atenção para algo que considero fundamental para os que não abrem mão do bom senso. Trata-se da propagação infame de imagens, vídeos e afins de pessoas mortas a partir de diversas e muitas vezes chocantes formas sem o devido respeito as famílias enlutadas. Eu, por exemplo, com um pai morto a menos de 1 (um) mês, tive que me deparar com imagens dele acidentado e me contorcer de dores pelo que  via, além de ter que lidar com a percepção da  ausência do bom senso por parte da maioria dos sanguinários blogueiros pernambucanos. Embora eu saiba que esta realidade é vista em todo o Brasil e suportada em silêncio obsequioso pela maioria das famílias que sofreram a perda de seus entes queridos.

Estou apelando ao bom senso, já que também eu poderia me amparar em um processo judicial que demandaria reparação de danos morais e materiais a partir do Código Civil (2002) que nos resguarda o direito à personalidade; entretanto, como sou radicalmente a favor da liberdade de expressão – por isto hesito em reclamar legislações que vetassem a divulgação das imagens uma vez consentidas – é que faço tal apelo, pois acredito que habite ainda no ser mais vil, o mínimo de ética que tenha em estima o RESPEITO À VIDA.

Recebo diversas imagens via aplicativos através de amigos, e, quando questiono o porquê, alguns  me falam em tom professoral que “é a vida! Temos que encarar”; ou ainda justificam como uma mensagem realista (tipo as das embalagens de cigarro) para os distraídos as leis; como se a educação e o bom senso (a segunda intrínseca a primeira) não fossem suficientes para fazer discernir o que são respeito, dignidade e empatia.

Ademais, nem toda morte acontece sob a transgressão da lei, e, eu não gostaria de ver como vi o meu pai, sob o olhar da perícia, na beira de uma rodovia enquanto alguns blogueiros registravam fotos e transmitiam via Wahtsapp, mesmo tendo sido advertidos por amigos da família que não fizessem isto.

Ora, não quero dinheiro de vocês. Não é limpo. Então, blogueiros de plantão, embora eu saiba quem são e tenha todo o material já arquivado, fiquem tranquilos! Não vou tomar medida judicial. Inicio à partir de agora, uma campanha pelo Bom Senso! Como vamos chama-la? O que acham de... RESPEITO É VIDA!  Desafio você a divulgar no seu blog esta mensagem. Noticiar os fatos e declamar lamentos de respeito e dor. Desafio você a divulgar a morte de um assassino sem expor a imagem de sua desgraça e pôr uma mensagem de alento para que inspirem outros a repensar suas escolhas na vida. Topa?

Os desdobramentos, não são com você, justiceiro. A Lei cuida. A Justiça vence. Acredite nela. Reclame as instituições que existem para sua manutenção e garantia. O seu trabalho será reconhecido, pode ter certeza. Os views podem não ser mais os mesmos, mas a sua criatividade vai apura-los e atraí-los da forma mais criativa possível. Tente! Você é capaz! Muitos vão te agradecer, e seus parceiros também.

Por Fernando Lima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A SÍNDROME DE SMEAGOL X GOLLUM E A REALPOLITIK DE MARINA SILVA

A criminalização das vaquejadas é uma vitória do politicamente correto

Sobre o mar da vida: Jesus, eu e você!