Nem sempre precisa ser profeta
O Texto abaixo foi escrito por mim no final da Copa do Mundo de 2010 sob o título: BRASIL DO FUTEBOL, BRASIL QUE NÃO APRENDEU
O Brasileiro é povo cheio de bravura e força! Sua historicidade comprova isto de modo exausto.
Contudo, entre tantas faces e representações sociais que o Brasileiro tem, a do futebol, com certeza, é uma das mais marcantes.
Agora estamos no final da Copa do Mundo de 2010, o Brasil que sempre joga com técnica e maestria não conseguiu chegar a grande final.
No entanto, algumas lições são sugestivas para o Brasil do Futebol, cuja autoconfiança ainda é imatura, pois não conseguiu evoluir forjado pelas perdas que vivenciou nas copas que perderam.
Agora, vimos uma copa cheia de surpresas. Países que evoluíram forjadamente sob muito esforço e inteligência- vide: Alemanha, Holanda, Espanha, entre outras.
Sendo assim, o Brasil terá que reinventar seu futebol. Terá que aprender à perder e encontrar forças para ressurgir; terá que aprender o que é resiliência; terá que jogar como sempre fez, com o coração (emoção), mas terá que aliar-se a inteligência estratégica - a exemplo da Alemanha, cuja formação técnica carrega em si a inteligência militar.
O Brasil precisará reinventar o seu futebol ou continuará nessa autoconfiança de menino mimado; sem conhecer a glória e a oportunidade de perder.
Estamos falando de futebol e não existe oportunidade melhor para poder analisar o perfil social da sociedade brasileira.
Deixo as entrelinhas com você...
Fernando.
SSA-BA/2010
Comentários
Postar um comentário